Autenticidade

Ser autêntico é uma questão de escolha? Em uma sociedade onde todos são iguais, todos investem em querer ser como os outros, qual é o preço daquele que optar por ser de própria autoria? Como espécie, somos todos iguais em nossos genes, compartilhamos as mesmas características que nossos irmãos humanos. O que nos faz sutilmente diferentes é o que carregamos dentro de nós. Aliás, não é o quê exatamente carregamos, mas sim o porquê que carregamos quem somos dentro de nós.

Todos temos anseios e desejos diferentes, ainda que sejamos todos da mesma espécie humana. Nossas origens tecem o plano de fundo de nossas aspirações, nossas almas vibram à incentivos diferentes, e cada um de nós deveria seguir suas próprias intuições. Desse modo, estaríamos vivendo o paradoxo real que é aquele que diz: somos todos iguais por podermos ser diferentes uns dos outros.

Por que preferem ser apócrifos a autênticos? Porque o preço de ser este é muito caro de se pagar. Num ambiente no qual um grupo de indivíduos iguais se encontram, se torna mais fácil esquecer-se de si mesmo. Num mundo onde todos têm o mesmo rosto, que importa que rosto eu tenho? Quando me misturo nos outros que me são idênticos, eu não sou mais responsável pelo que faço, o mundo que é.

Aquele que opta ser autêntico, perde o mundo inteiro. É factual. Aquele que decide viver seguindo quem de fato nasceu para ser, paga um preço alto, e se não estiver forte o suficiente para suportar esse fardo, está fadado a entristecer-se. Quem decide ser transparente e sincero consigo mesmo, acaba por transparecer e ser sincero com todo o resto. Mas quem já se acostumou com o turvo, não está pronto para ver através dele.

O mundo rejeita aquele lhe é diferente. Então, quanto mais verdadeiro for, mais distante me afasto. Quanto mais sincero for, mais inveja atraio para mim, pois aqueles que não são assim, acham que assim o faço porque quero ser melhor que eles, quando em verdade estou apenas sendo autêntico.

Quem é apócrifo não combina com quem é autêntico. Por isso que neste mundo, é muito difícil de encontrar a Verdade, se não for impossível. As pessoas têm aversão à Verdade, porque ela nos mostra quem realmente somos, nos mostra nossas imperfeições, e nos mostra que é por escolhas nossas que elas não cessam de existir.

O preço de ser autêntico, portanto, equivale ao de saber que muito poucos o entenderão. Muito poucos validarão sua existência, querendo ser diferente do mundo. Dessa forma, a solitude será uma constante na vida daqueles que buscam expressar sua Verdade em sinceridade e transparência.

O que você escolhe: misturar-se nas mesmices dos outros, e perder-se entre os apócrifos, ou perder-se nas próprias verdades de si mesmo, e somar-se aos autênticos?

Deixe um comentário